sexta-feira, 25 de maio de 2007

Quem não deve...

Quando eu era pequeno, certa vez, fui injustamente punido no colégio. Queixei-me à minha mãe e lhe disse que estava com medo de encarar o professor que, sem me dar direito à defesa, havia me julgado culpado. Ela então disse-me "Se você não tiver, de fato, feito nada, não tem o que temer. O medo é algo que só aflige aos culpados. Os inocentes são tranqüilos."

Lembrei dessa história particular ao ver a polvorosa em que se encontra o Congresso Nacional. Deputados e Senadores assustados com uma suposta lista de parlamentares envolvidos em transações licitatórias pouco ortodoxas, em poder da Polícia Federal. É um tal de deputado criticar a PF, senador reclamar de arbitrariedade, e por aí vai. Ainda que sejam todos inocentes, a imagem que passam para a sociedade é pior do que qualquer condenação. Uma casa tão importante para a nossa democracia, que já fora manchada por recentes escândalos, agora se vê enlemeada pelo medo de quem deve muito.

Um comentário:

joshua disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.